Quem de vocês teve a felicidade de passar férias no campo, no sítio em sua infância?
Bueno, eu graças a Deus tive esta grande oportunidade, até os seis anos não conhecia o litoral, minhas férias eram na Fazenda três irmãos. Lá além da lida diária com gado, porcos, galinhas, lavoura, queijo entre outros serviços a gente andava "trepado" em árvores, figueiras, telhado do galpão e por aí iniciavam as artes!
Quem dos senhores hoje deixaria o seu filho com esta idade andar de facão no mato? Pois bem minha mãe também não deixava, mas eu e meu primo Panxito andávamos aos arredores da casa de facão e nunca nos ferimos lá no campo nossos pais após um bóia bem campeira iam tirar uma soneca como se fala por aqui "sestear" era à hora das crianças fazerem artes! Ir para mangueiras puxar o rabo dos terneiros ou andar a cavalo nas ovelhas e carneiros quando por lá estavam. O tempo bom!
Coisa linda era uma lida com gado, vacinação ou banhar o rebanho contra carrapato! Isso era uma festa para gurizada que se misturava com o gado, cachorros e os peões trabalhando. Mesmo não morando por lá apenas passando minhas férias eu aprendi muito sobre a lida que de um ano pra outro às vezes esquecia, mas lá estava meu tio Zé nos ensinando novamente! E a gente "pegou" gosto pela coisa pura, natural e simples que é a vida no campo!
Cinco e meia da manhã era hora de acordar, o tio "Zé" já estava na cozinha aquecendo o café para o Camargo, quem não conhece é café preto com leite tirado na hora! Quentinho, puro e forte! Entre um terneiro e outro, sempre sobrava um camarguinho! No inverno em volta do fogo de chão! O rádio, ligadinho na Rádio Gaúcha! psss vamos escutar o Cléo Cum o homem do tempo! hehehehe
Lá pelas oito horas da manhã vinha o café ! Café com leite, queijo serrano, polenta com queijo, feijão mexido entre outras iguarias como “Cuscus” com leite ou ovo frito e linguiça! Barbaridade achou forte chê?
Que nada, para agüentar a lida diária é por ai mesmo! Depois do café o tio Zé ou aTia Nice iam para queijeira preparar o queijo! E a gurizada já estava na volta, querendo uma qualhada boa! Depois era hora de tratar os porcos com soro do queijo. Bom.. tem muito mais para contar.. mas vou ficando por aqui senão vocês vão cansar de ler! Temos ainda pescarias, o barco que virou no açude, o sumiço do Panxito na busca da vaca deleite e por ai "se bamo".
Forte Abraço até a proxima!

Bah, na época de criança tive só uma pequena amostra dessa maravilha toda. Passei alguns dias de férias num pequeno sítio do afilhado da minha vó (aff!). Ô delícia!!!Não dava vontade de coltar pra cidade!!
ResponderExcluir